Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella participam de homenagens a pessoas que lutaram contra o golpe militar de 1964

02/04/2024

02/04/2024

O presidente e a vice-presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, respectivamente, participaram na segunda-feira (1º), de solenidades promovidas pelo Poder Legislativo do Estado e da capital pernambucana, que lembraram os 60 anos do Golpe Militar de 1964.

Fernando Ribeiro Lins destacou a importância de se rememorar os acontecimentos para que não sejam apagados da memória coletiva dos brasileiros. “É imprescindível relembrar o golpe para que nunca mais tenhamos no país, algo como foram os 21 anos sob ditadura militar”, afirmou.

Em sessão convocada pelo deputado Waldemar Borges na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o presidente da seccional pernambucana prestigiou uma homenagem à memória e à luta daqueles que se opuseram e resistiram ao golpe. A cerimônia reuniu autoridades, militantes de diversos movimentos sociais do Estado, além de amigos e parentes de presos e desaparecidos políticos durante o período da ditadura, dentre eles, o advogado Ricardo Coelho, filho de Fernando Coelho.

Primeiro presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho recebeu homenagem in memoriam, com entrega de placa ao seu filho, o advogado Ricardo Coelho. “Fernando Coelho esteve à frente da OAB-PE, entre 1985 e 1987, onde participou ativamente de todos os movimentos em favor da redemocratização do Brasil”, ressaltou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, que esteve no dispositivo de honra do evento. Também presentes no evento a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral, e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PE, Renan Castro.

Já a Câmara Municipal do Recife (CMR), com a presença da vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, e da conselheira federal Yanne Teles, foi realizada homenagem para a advogada Mércia Albuquerque, por iniciativa da vereadora Liana Cirne. Considerada uma das maiores advogadas de presos políticos da ditadura, estima-se que Mércia Albuquerque advogou para cerca de 600 presos políticos. “É fundamental ressaltar a memória desta mulher de fibra, de coragem, uma das tantas heroínas que resistiu à ditadura”, asseverou Ingrid Zanella.