ESPECIAL: OAB-PE realiza Colégio de Presidentes das Subsecções

Notícias

29/09/2010

ESPECIAL: OAB-PE realiza Colégio de Presidentes das Subsecções

29/09/2010
ESPECIAL: OAB-PE realiza Colégio de Presidentes das Subsecções
A OAB-PE realizou, nos últimos dias 17, 18 e 19, na cidade de Garanhuns, reunião do Colégio de Presidentes das Subsecções da entidade. O objetivo do encontro foi debater com as diretorias da Seccional e das Subseccionais da OAB-PE assuntos de interesse da instituição e da advocacia do Estado.



Estavam presentes no evento o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano; o secretário-geral da OAB-PE, Pelópidas Soares Neto; o secretário-geral adjunto, Leonardo Coêlho; o diretor-tesoureiro, Hebron Cruz de Oliveira; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE);  Roney Lemos; os conselheiros federais da OAB, Pedro Henrique Reynaldo Alves e Leonardo Accioly; o conselheiro federal licenciado, Jayme Asfora; o presidente da Subseccional da OAB de Garanhuns, Paulo Couto; além dos demais presidentes das Subseccionais da OAB de Pernambuco.

Na abertura, o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, destacou a importância das parcerias com as Subseccionais para montar um plano de trabalho para os interesses e anseios da advocacia pernambucana. “Nós precisamos dos dirigentes das Subseccionais para implantar inúmeros trabalhos, principalmente os cursos de pós-graduações. O presidente da Subseccional de Garanhuns, Paulo Couto, agradeceu o prestígio de sediar o Colégio de Presidentes na cidade.

No primeiro dia do debate, o presidente Henrique Mariano elencou as diversas ações realizadas nos primeiros nove meses de gestão da OAB-PE e Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA), como: a redução de diversas taxas da OAB de Pernambuco em 30%; a criação das comissões de Direito Previdenciário e Direito do Trabalho; a interiorização da ESA, com novos cursos de pós-graduação nas cidades do Interior, além das palestras e mini-cursos; a entrega das novas sedes da OAB de Limoeiro e Petrolina, esta última com parceria do Conselho Federal da OAB.
 
“Ainda este ano, iremos entregar novos computadores aos advogados de Palmares e Barreiros que tiveram seus escritórios atingidos pelas cheias. Também vamos concluir as reformas das sedes da OAB de Jaboatão e Paulista, além de outras ações planejadas pela Seccional”, informou Mariano.
 
O presidente Henrique Mariano aproveitou a ocasião para incentivar a diretoria das Subsecções a criarem comissões temáticas, cuja atuação deve manter diálogo constante com as Comissões da Seccional, principalmente a Comissão de Defesa e Assistência as Prerrogativas dos Advogados (CDAP), importante para evitar qualquer tipo de violação contra os direitos dos advogados.
 
Outro ponto importante na reunião foi sobre a futura formulação de uma lista de advogados de idoneidade indiscutível para atuar onde não haja ou onde haja carência da Defensoria Pública, observadas as normalizações existentes. A inscrição dos advogados interessados para compor a lista nas respectivas áreas de interesse (cível ou criminal) será amplamente divulgada e a composição atenderá aos requisitos indicados. “As listas serão renovadas periodicamente e serão fornecidas pela Subseccional aos respectivos Juízos, para utilização que obedeça à ordem nominal, sem qualquer tipo de benefício ou parcialidade”, revelou o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.
 
 
 

 
Voltar