Direitos da População LGBTI+ é tema de e-book já disponível na site da OAB-PE

Notícias

30/11/2022

Direitos da População LGBTI+ é tema de e-book já disponível na site da OAB-PE

30/11/2022
Direitos da População LGBTI+ é tema de e-book já disponível na site da OAB-PE

Dialogar sobre os temas que permeiam a sociedade e o aprimoramento do conhecimento jurídico é um dos pilares da OAB Pernambuco. Nesse sentido, a Seccional lançou nesta terça-feira (29) o eBook “Direitos da População LGBTI+: Democracia, cidadania, políticas públicas e representatividade”, produzido pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero. O lançamento contou com a presença do presidente e da vice-presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, respectivamente.

“A OAB Pernambuco e as suas comissões caminham em total sintonia, trabalhando em defesa da advocacia e no sentido de promover o aprimoramento do conhecimento jurídico do Litoral ao Sertão de Pernambuco”, enfatizou o presidente Fernando Ribeiro Lins. "Nos orgulhamos de, em nossa gestão, termos pela primeira vez nestes 90 anos de OAB-PE, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero com uma diretoria totalmente formada por integrantes LGBTI+. A Comissão entrega uma importante coleção de artigos acadêmicos que dialogam com importantes pautas e que está, a partir de então, disponível para toda a advocacia e para a sociedade como um todo. Uma contribuição de muito valor que dialoga com o espírito plural da nossa OAB Pernambuco", conclui.

Já a vice-presidente Ingrid Zanella destacou a importância do lançamento. “Somos uma gestão inclusiva, democrática e representativa, atrelada ao Estado Democrático de Direito. Não iremos medir esforços para que dentro e fora da OAB tenhamos um mundo solidário, empático e longe de qualquer tipo de discriminação. Isso é um compromisso da nossa instituição”, asseverou.

“O saber entregue ali é muito valioso”, destacou o presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, Eduardo dos Santos. “As pessoas que pensam e constroem a Comissão de Diversidade têm um olhar sensível para a educação, para o papel que a educação tem em todos os processos que envolvem a promoção da diversidade e no combate a LGBTIfobia”, afirma Eduardo. Também no lançamento o conselheiro seccional Sérgio Pessoa, ex-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero e, hoje, secretário da Comissão.

A publicação reúne 20 artigos colhidos durante o III Congresso Brasileiro de Diversidade Sexual e Gênero, realizado na sede da OAB Pernambuco em junho. O livro é organizado por Regina Alice Costa, vice-presidente da Comissão, e por Manuel Camelo Netto e Carlos Henrique Dantas. O eBook pode ser acessado aqui.

DIVERSIDADE - A OAB Pernambuco, pela primeira vez, tem uma Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero com toda a sua diretoria formada por advogados e advogadas LGBTI+. Preside a Comissão o advogado Eduardo Santos. A vice-presidente é a advogada Regina Rodrigues. Além disso, em novembro de 2021, o Conselho Pleno da OAB-PE decidiu que a comissão seria permanente.

Voltar