Defesa do Consumidor em reunião com membros do Conselho Nacional de Justiça e SENACON

29/09/2022

29/09/2022

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Pernambuco, Joaquim Guerra, foi eleito em Brasília presidente do Colégio de Presidentes das Comissões de Direito e Defesa do Consumidor das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil para o período de um ano.

“A nomeação de Joaquim Guerra como presidente do Colégio demonstra mais uma vez a força da OAB Pernambuco em âmbito nacional. Joaquim preenche todos os requisitos para exercer a função e irá colaborar de forma efetiva com os colegas que militam na área por todo o Brasil”, afirmou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

Em reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta semana, Joaquim Guerra integrou a comitiva da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O encontro tratou de pautas em prol da advocacia consumerista e da sociedade. Além de Joaquim Guerra, outros presidentes de Comissões de Defesa do Consumidor das Seccionais do país participaram da reunião com os conselheiros Marcos Vinícius e Mário Goulart Maia.

“Durante o encontro, falamos também sobre a advocacia predatória imputada a advogados consumeristas que atuam em prol dos consumidores vulneráveis. O obstáculo criado na representação pelo advogado, em verdade , impede o acesso à Justiça preconizado pela nossa Constituição”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-PE, Joaquim Guerra.

Após a reunião, os integrantes da comissão se reuniram com o Secretário Nacional do Consumidor (SENACON), Rodrigo Henrique Roca, para tratar sobre superendividamento e a representação do advogado na plataforma consumidor.gov.