Corregedor Geral do TJPE, Des. Frederico Neves, visita o Conselho Pleno da OAB-PE

26/09/2013

26/09/2013
Atendendo convite do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, o corregedor geral de justiça, desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, participou da abertura dos trabalhos da Reunião do Conselho Pleno, na noite da segunda-feira, dia 23. “Sua presença nesta Casa muito nos honra”, destacou o presidente Pedro Henrique ao saudar o corregedor, ressaltando que a advocacia é parte integrante do sistema judicial. “Vivemos num processo de maturação da classe e de constante aprimoramento”, complementou. Ao fazer uso da palavra, o desembargador Frederico Neves lembrou, saudoso, da época em que advogava. “Meu primeiro trabalho foi acompanhar uma ação de despejo”, disse. Hoje convicto na condição de corregedor, destacou ter o peito aberto e o espírito leve para trocar impressões com os advogados. “Me sinto tão bem aqui”, frisou. Ainda em seu pronunciamento, o desembargador destacou que é preciso unir forças para resolver questões que possibilitem criar uma sociedade melhor. “O povo é o verdadeiro destinatário do serviço. A prerrogativa não é do advogado, nem do juiz, mas sim da sociedade brasileira. É necessário tocar no coração da magistratura e da advocacia”, externou. “Onde existe respeito, existirá sempre uma atividade digna de aplauso”, completou. Ao final de sua fala, o corregedor Frederico Neves respondeu a várias indagações e ouviu reclamos e sugestões dos conselheiros seccionais. “Tomei boa nota às sugestões. É uma honra está aqui ouvindo os reclamos dos advogados. E se é bom para a sociedade, é bom para o judiciário”, concluiu. O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, agradeceu o gesto de respeito à advocacia e entregou ao desembargador o Ofício 539/2013, que identifica pontos de dificuldade de acesso ao judiciário. Toda a direção da OAB-PE se fez presente no encontro: a vice-presidente Adriana Rocha Coutinho; o secretário geral Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior; o secretário geral adjunto Fernando Jardim Ribeiro Lins; e o diretor tesoureiro Bruno de Albuquerque Baptista. A assessora especial da Corregedoria, juíza Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima também marcou presença na reunião, assim como os ex-presidentes da OAB-PE, Henrique Neves Mariano – atual conselheiro federal –, Júlio Alcino de Oliveira Neto e Jorge da Costa Pinto Neves. Muitos conselheiros seccionais e integrantes de comissões da OAB-PE participaram com intervenções.