Contra a corrupção, Ficha Limpa para todos os cargos públicos
15/09/2015Conquista exponencial da sociedade brasileira, a Lei da Ficha Limpa ainda não alcançou o seu mais amplo campo de atuação. Embora represente um grande avanço legislativo, ela ainda não atinge todos os cargos públicos.
Para que sua efetividade seja plena, é preciso que todos aqueles que ingressem no serviço público, seja em emprego, cargo efetivo ou cargo comissionado, cumpra os requisitos da
Lei 135/2010. A medida deve abranger os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal.
“O Estado necessita urgentemente que a Ficha Limpa seja mais efetiva e estabeleça novos limites e critérios para a ocupação dos cargos públicos, dando real consequência aos anseios da sociedade”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
O dirigente afirmou ainda que a OAB tem trabalhado no sentido de tornar os pleitos mais democráticos. “Queremos uma reforma política que amplie a representatividade do voto e que contemple o financiamento democrático, fazendo com que as campanhas sejam mais baratas e não mais hollywoodianas”, exemplificou.
“Com a Lei da Ficha Limpa, combatemos as consequências, agora vamos combater as causas. Estou certo de que, em breve, estaremos juntos comemorando mais este avanço na nossa democracia, que é a reforma”, frisou.
“A proposta defendida pela OAB está em sintonia com o sentimento da sociedade civil. É preciso combater o foco da corrupção e seus efeitos”, advertiu o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Acompanhe a campanha 90 dias Contra a Corrupção pelas redes sociais. Curta a página da OAB no
Facebook e siga no
Twitter e no
Instagram.
Com informações do CFOAB