Notícias
09/12/2009Conciliação: Semana tem continuação na capital após feriado
09/12/2009Fonte: TJPE
Na manhã desta quarta-feira (9), Maria Jacilene Menezes se tornou mais um exemplo de que a conciliação é o melhor caminho para resolver os conflitos. Em outubro de 2008, moveu uma ação contra uma empresa de cartões de crédito por uma cobrança indevida. Após comparecer a audiência marcada durante a 4ª edição da Semana Nacional pela Conciliação, conseguiu chegar a um acordo que considerou favorável às duas partes envolvidas no processo. Tudo isso aconteceu em menos de uma hora.
Evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a 4ª Semana pela Conciliação tem a expectativa de promover 14 mil audiências. Na segunda-feira (7), primeiro dia do evento, foram realizadas 371 sessões só no Fórum Rodolfo Aureliano, que concentra diversas audiências designadas para a capital.
A pauta da Semana inclui, em sua maioria, ações movidas contra bancos e cartões de crédito. Em junho de 2009, Luiz Henrique Siqueira iniciou processo contra um banco. A audiência de conciliação, que estava marcada para setembro de 2010, foi antecipada, proporcionando às partes que o problema fosse resolvida de forma rápida e satisfatória. “É fundamental para resolver todos os casos que estavam pendentes. Por isso, é um evento de muita importância e que acontece no momento certo”, ressaltou Luiz Henrique.
O evento pretende tornar a Justiça mais célere e, principalmente, estimular a cultura do diálogo entre as pessoas. Todo o interior e a capital do Estado participam da Semana Nacional de Conciliação, que acontece até a próxima sexta-feira (11).