Notícias
16/03/2012Comissão da OAB-PE atua em caso de surdo preso na PAI
16/03/2012A OAB-PE, através da Comissão de Apoio à Pessoa com Deficiência, atuou, nas últimas semanas, junto aos mais diversos órgãos com o objetivo de encontrar familiares ou pessoas conhecidas de um detento do sistema penitenciário do Estado. Jorge, como é conhecido, está preso há três anos em Pernambuco.
Desde 2009, ele desafia o poder público a desvendar o mistério em torno da sua vida, já que não sabe Libras nem seu sobrenome, idade, endereço, não tem pistas de onde está sua família, não é alfabetizado e não possui documentos.
A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PE e conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), Ana Borges, é que está acompanhando o caso. Ela espera que Jorge saia da Penitenciária Agro-Industrial São João, a antiga PAI, em Itamaracá, onde cumpre pena de seis anos por roubo, violação de domicílio e concurso material. “Ele tem direito a um aparelho auditivo pelo SUS [Sistema Único de Saúde], mas precisa de um CPF”, ressalta a presidente. O caso continuará sendo acompanhado