05/04/2013

05/04/2013
Cerimônia de juramento, reúne novos advogados e estagiários
Com o auditório do Núcleo de Pós-Graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Santo Amaro, lotado, os novos advogados e estagiários pernambucanos prestaram juramento de compromisso legal da profissão, no último dia 02 de abril. A turma, formada por 151 profissionais, teve como paraninfo o advogado Mauro Ramos. A cerimônia foi presidida pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. O evento contou com a participação do superintendente regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, André Luiz Negromonte; e do bacharel compromissando Francisco de Assis, ex-preso político que, sua histórica luta pelas liberdades democráticas, recebeu saudação especial do presidente da Ordem em Pernambuco e do paraninfo Mauro Ramos. Também prestigiaram o evento, o conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Leonardo Accioly; o presidente da Subseccional de Olinda, Clóvis Bastos; e os conselheiros Jailson Araújo e Denivaldo Batista, que também responde pela presidência da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB-PE. Em seu discurso de abertura, Pedro Henrique fez referência ao evento como sendo uma cerimônia que reflete o compromisso legal, cheio de gestos e símbolos, dando um maior significado a contribuição e adequação da Justiça. “Nossa profissão inspira isso”, observou. “A celebração desta data marca não só a licença pública legal, por mérito, mas também o ingresso na importante instituição que é a OAB, que tem o princípio ético como vetor fundamental”, ressaltou. Representando os novos advogados e estagiários, a oradora Carla Danielle Cabral Luz destacou em sua fala, ter a consciência do poder transformador da advocacia e do dever de lutar pelo direito. Já o paraninfo da turma, o advogado Mauro Ramos frisou em sua preleção, que seus afilhados não se afastam jamais dos ideais da Justiça. “Vocês devem ser vigorosos com os que são fortes e suaves com os que são fracos, pois deste modo estarão exercendo a prática da mais plena e verdadeira Justiça”. Bastante emocionado pelo convite para ser padrinho do grupo, ele recomendou, ainda, que os novos advogados e estagiários sejam éticos, não se curvando a toda e qualquer forma escusa que afronte a lei e a consciência humana. Por fim, o conselheiro Leonardo Accioly comandou o juramento, e o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique, felicitou os novos profissionais, convidando todos para um coquetel de comemoração.