Caxangá Ágape presta homenagem aos cursos jurídicos

Notícias

15/08/2013

Caxangá Ágape presta homenagem aos cursos jurídicos

15/08/2013
Caxangá Ágape presta homenagem aos cursos jurídicos
Os 186 anos de fundação dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil – um em Olinda, no Mosteiro de São Bento; e outro em São Paulo –, resultado de decreto assinado por D. Pedro I, foram comemorados em almoço promovido pelo Caxangá Ágape, nesta terça-feira dia 14 de agosto. No comando da solenidade, o presidente executivo do Ágape, Fernando Freire. A data, celebrada dia 11 de agosto, foi lembrada com uma série de homenagens a profissionais, dentre muitos, que dedicam sua vida à promoção do Direito e da Justiça. Maurício Bezerra Alves Filho, presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado da OAB-PE; o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o juiz Luiz Rocha Neto, da 1ª Vara de Execuções Penais; e o procurador Frederico Carvalho, da Procuradoria Geral do Estado, foram os agraciados com o Diploma da instituição. “Na semana dedicada aos advogados, não podíamos deixar de homenagear aos profissionais que promovem e executam o direito”, destacou o presidente do Caxangá Ágape, Fernando Freire. “Nossa instituição é a caixa de ressonância da sociedade, por isto da transversalidade dos temas tratados em nossos encontros”, complementou. Em nome da família agapeana, a saudação aos homenageados foi proferida pelo presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Em seu discurso, destacou que a Ordem se sentia igualmente homenageada. Lembrou que a advocacia e a magistratura se complementam na execução da justiça e, em breves palavras, falou de cada um dos homenageados. “Agenor traz em seu DNA o valor da justiça. De Fred tenho orgulho de ser amigo pessoal e de ter trabalhado com ele na Procuradoria. Maurício é um dos grandes trabalhadores da OAB que, como muito sacerdócio se entrega na defesa das prerrogativas dos advogados. O juiz Luiz Rocha dignifica sua vocação”, disse, desejando parabéns a todos. Pedro Henrique aproveitou para parabenizar também o TJPE, em nome de seu presidente, o desembargador Jovaldo Nunes, pela passagem de seus 191 anos de existência. Fim do discurso, recebeu do agapeano Braga Sá e do secretário geral da OAB-PE, Sílvio Pessoa Carvalho Júnior, um pergaminho pela saudação feita. O almoço promovido pelo Caxangá Ágape foi prestigiado pelos conselheiros federais da OAB, Henrique Mariano, Leonardo Accioly e Inácio Feitosa; o ex-presidente da OAB-PE e vereador do Recife, Jayme Asfora; o presidente da Caixa de Assistência do Advogado de Pernambuco (CAAPE), Ronnie Preuss Duarte; além de muitos conselheiros seccionais e membros de comissões da OAB-PE. Também marcaram presença no encontro, o diretor da Associação dos Magistrados do Brasil, juiz Roberto Bacelar; o presidente da Associação dos Procuradores de Pernambuco, Frederico Carvalho; o corregedor Frederico de Almeida Neto; o procurador Hélio Lúcio Dantas; e o vereador do recife, André Régis. Considerado o maior clube informal do Brasil, o Caxangá Ágape é a marca da irreverência. No final de cada encontro, é escolhida a gravata mais bonita. No almoço em homenagem aos 186 anos de fundação dos dois primeiros cursos jurídicos no Brasil, a gravata escolhida foi a de Ronnie Preuss Duarte, da CAAPE, com 99,5% dos votos colhidos.
Voltar