Caravana do Processo Eletrônico da OAB-PE reúne dezenas de advogados em Serra Talhada

Notícias

17/05/2012

Caravana do Processo Eletrônico da OAB-PE reúne dezenas de advogados em Serra Talhada

17/05/2012
Caravana do Processo Eletrônico da OAB-PE reúne dezenas de advogados em Serra Talhada

A Caravana do Processo Eletrônico esteve na cidade de Serra Talhada na última terça-feira (15.05).  A aula - que contou com a presença dos presidentes da OAB-PE, Henrique Mariano, e da Subseccional de Serra Talhada, Jaílson Araújo; além do vice-presidente da Subseccional Francisco Rogério – reuniu dezenas de advogados e estudantes e foi ministrada pelo conselheiro seccional e presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da OAB-PE, Frederico Preuss Duarte.

Estiveram presentes não só advogados de Serra Talhada, mas também de cidades próximas como Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Triunfo, Santa Cruz, Princesa Isabel e Flores. A Caravana tem por objetivo capacitar e atualizar os advogados para o acesso informatizado as novidades do Judiciário.

O presidente da Subseccional de Serra Talhada,  Jaílson Araújo, agradeceu a realização da caravana na cidade: “Para nós, é uma honra receber a Caravana do Processo Eletrônico e ver o nosso auditório lotado não só com os colegas da nossa cidade, mas também com profissionais de vários outros lugares”.  O programa da Caravana do Processo Eletrônico foi iniciado em 2011 pela OAB-PE, por meio da Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA), após ser observado que os advogados pernambucanos não estavam atentos a nova forma do exercício da profissão: “Montamos o programa e o materializamos em uma apostila que contém todas as informações necessárias para quem assiste à aula. Nosso material é didático é de muita qualidade. Por isso, outras Seccionais do País já o solicitaram. Esta aula chegou a ser gravada em vídeo para ser usada pela Seccional de São Paulo, o que é um importante reconhecimento para o nosso trabalho”, afirmou o presidente da Ordem em Pernambuco, Henrique Mariano.

Ele também falou sobre a importância do processo eletrônico para os advogados pernambucanos: “Não é mais uma questão de futuro e sim uma realidade. O Juizado Especial já adota o processo eletrônico como regra e a Justiça Federal, a partir do dia 4 de junho, só vai admitir o ajuizamento de qualquer ação de procedimento ordinário mediante o sistema do processo eletrônico. Quem não se adaptar, vai ficar efetivamente impossibilitado de exercer sua atividade profissional”, concluiu.

Segundo Frederico Duarte, o processo eletrônico traz diversas vantagens. Entre elas, está o fato de não ser mais necessário se deslocar aos órgãos judiciais para protocolizar petições. “O processo eletrônico permite também a integração entre os agentes envolvidos, mais segurança e celeridade”, ressaltou. No dia seguinte a aula, os advogados de Serra Talhada puderam fazer a certificação digital. No Recife, as próximas edições da Caravana do Processo Eletrônico acontecem nos dias 05 de junho e 11 de julho no auditório da OAB-PE.



Voltar