Câmara Municipal do Recife homenageia 85 anos da OAB-PE
18/08/2017As comemorações pelos 85 anos da OAB Pernambuco e pelo Dia do Advogado e da Advogada, celebrado na última sexta (11), continuam no mês de agosto. Na manhã dessa quinta-feira (17), a Câmara Municipal do Recife homenageou a instituição em sessão solene, que contou com a presença do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, o vice-presidente, Leonardo Accioly, o secretário geral, Fernando Ribeiro Lins, a secretária geral adjunta, Ana Luiza Mousinho, os conselheiros federais Pedro Henrique Reynaldo e Silvio Pessoa Júnior, o presidente da CAAPE, Bruno Baptista, a conselheira e presidente do Clube dos Advogados de Pernambuco, Nair Andrade, vários conselheiros seccionais, a ouvidora Patrícia Maaze, e presidentes de Subseção e comissões da Ordem no estado. Também estiveram presentes os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) Ivan Valença e Carlos Eduardo Pugliesi, e o procurador-geral do Estado, César Caúla, entre outras personalidades do mundo jurídico e político.
A realização da sessão foi uma proposição do vereador Jayme Asfora, ex-presidente da Seccional. Ronnie Duarte agradeceu, em nome da advocacia pernambucana, a iniciativa e lembrou o esforço que a OAB-PE vem fazendo nos últimos anos para realizar um bom trabalho para a classe e para a sociedade. "A advocacia e a OAB devem ter um protagonismo e fazer o que for possível para garantir dias melhores para nossa cidade, estado e país. Temos um grande desafio na manutenção da nossa imagem junto à sociedade e do nosso protagonismo histórico. Precisamos vencer os nossos medos e com esforço coletivo, compromisso, responsabilidade, nós poderemos ver que nossos maiores medos e grandes monstros não passavam de belos moinhos de vento", disse Ronnie Duarte, parafraseando o escritor espanhol Miguel de Cervantes.
O presidente também ressaltou algumas conquistas da gestão que agora fazem parte da história da entidade. "Nesses 85 anos, comemoramos a aprovação da Lei do Piso Remuneratório para advogados, festejamos sermos o maior polo jurídico do Norte e Nordeste e a nossa modernização administrativa, com a incorporação dos princípios de governança corporativa, de diminuição de gastos, otimização das rotinas e melhorias dos nossos processos internos. A OAB Pernambuco vem cumprindo seu papel e precisa se patrulhar para ter sempre alinhados o discurso e a prática", pontuou.
Jayme Asfora, autor do requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara, parabenizou a instituição e reforçou a atuação da OAB na cidade. "Não poderia deixar de registrar esse momento aqui na Câmara, porque Recife é o berço dos cursos jurídicos, e a OAB tem uma importância muito grande aqui. Quanto mais as classes políticas e as instituições se aproximarem da OAB, elas estão indo por um bom caminho", afirmou.