Ação do Outubro Rosa garante atendimento às refugiadas

Notícias

18/10/2019

Ação do Outubro Rosa garante atendimento às refugiadas

18/10/2019
Ação do Outubro Rosa garante atendimento às refugiadas

Uma manhã dedicada à saúde das refugiadas. Este foi o intuito da “Ação Outubro Rosa: Fraternidade Sem Fronteira”, uma iniciativa da OAB Pernambuco, por meio da Subcomissão de Direitos dos Refugiados, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), da Universidade de Pernambuco (UPE), que aconteceu nesta sexta-feira (18).

O dia começou com uma roda de conversa sobre os problemas enfrentados pelos refugiados. Em seguida, as mulheres, venezuelanas em sua totalidade, realizaram exames preventivos de câncer de mama e outros tipos de cânceres femininos, foram encaminhadas para atendimento médico e também receberam orientações de saúde odontológicas.

A ação ocorreu no Centro de Oncologia (Ceon) do HUOC. O presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, a presidente da Subcomissão de Refugiados da Ordem, Emília Queiroz, a diretora do HUOC, Isabel Avelar, e a chefe do Centro de Oncologia do hospital, Cristiana Tavares, participaram da iniciativa.

“Esse é um papel social importante da OAB, de defesa dos direitos fundamentais dos refugiados que chegam a Pernambuco. Temos que agradecer à Universidade de Pernambuco, ao Hospital Oswaldo Cruz, por terem abraçado esta causa, e também parabenizar nossa Subcomissão de Direito dos Refugiados pelo trabalho”, afirmou Bruno Baptista.

Segundo Emília Queiroz, a iniciativa surgiu a partir da articulação de rede de proteção de refugiados em Pernambuco, que a subcomissão da OAB-PE integra.

Voltar