5º Colégio de Presidentes: OAB-PE reúne representantes de Subsecções para fortalecer as pautas da advocacia de todo o Estado

Notícias

08/04/2024

5º Colégio de Presidentes: OAB-PE reúne representantes de Subsecções para fortalecer as pautas da advocacia de todo o Estado

08/04/2024
5º Colégio de Presidentes: OAB-PE reúne representantes de Subsecções para fortalecer as pautas da advocacia de todo o Estado

 

No último sábado (6), a cidade de Sirinhaém, no litoral sul do Estado, foi sede do “5º Colégio de Presidentes da OAB-PE”, no triênio 2022/2024. Sob o comando do presidente da Ordem, Fernando Ribeiro Lins, o encontro reuniu representantes das 29 Subseções. Também presentes na programação, a vice-presidente, o secretário-geral, a secretária-geral adjunta e o diretor tesoureiro da OAB-PE, Ingrid Zanella, Ivo Amaral Jr., Manoela Alves e Carlos Barros, respectivamente.

Ao abrir o evento, Fernando Ribeiro Lins destacou a importância do encontro para fomentar o debate em prol dos advogados e advogadas do Estado. “Esse é um evento essencial que reúne as 29 Subseccionais para discutir as principais demandas, as principais necessidades da advocacia pernambucana”, ressaltou o presidente da OAB-PE.

A vice-presidente da Ordem, Ingrid Zanella, enfatizou que os Colégios de Presidentes da atual gestão, têm como foco unir as 29 Subseccionais, possibilitando que sejam debatidos temas que engrandeçam e valorizem a advocacia. “Dessa forma, a OAB-PE estará sempre presente do Cais ao Sertão”, frisou.

Anfitrião do Colégio, o presidente da OAB Barreiros, Adriano Vendiciano dos Santos, deu as boas-vindas e agradeceu a preseça de todos. Durante o encontro, ele recebeu da direção da OAB-PE, uma placa de homenagem, em reconhecimento por sua ativa atuação à frente da Subsecção, cuja jurisdição inclui os municípios de Barreiros – onde está instalada a sede –, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.

Ainda no período da manhã, fizeram uso da palavra, os dirigentes da OAB-PE. O secretário-geral, Ivo Amaral Jr., disse ser uma honra estar em Barreiros, num dia de trabalho discutindo as melhorias, a interiorização e o que for possível fazer para a advocacia pernambucana. “O trabalho na OAB não para”, disse. Já a secretária-geral adjunta, Manoela Alves, destacou: “É a OAB-PE ouvindo a advocacia, do Cais ao Sertão”.

“A OAB-PE realiza esse trabalho, mais uma vez, a fim de saber quais são os anseios da classe, para aprimorar as suas entregas, todo o ano, o ano todo. Vamos em frente, o trabalho continua”, destacou o diretor tesoureiro, Carlos Barros.

Dando continuidade a programação, à tarde os presidentes das Subseções da Região Metropolitana do Recife, das Matas Norte e Sul, da Região Agreste e do Sertão de Pernambuco, trocaram experiências através de debates. Ao final da programação, foi elaborada a Carta de Barreiros. Documento que reúne as demandas debatidas no Colégio, dentre elas, a realização de uma campanha estadual em defesa das prerrogativas e valorização da advocacia; e o agendamento de reunião com a governadora Raquel Lyra, para tratar da advocacia dativa.

PRESENÇAS – Além da diretoria da OAB-PE e dos representantes das 29 Subsecções, marcaram presença no 5º Colégio, os ex-presidentes da OAB-PE, Jorge Neves e Bruno Baptista – atual conselheiro federal; a conselheira federal Ana Bernardo; e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), Leonardo Moreira. Pela Caixa de Assistência de Pernambuco (CAAPE) estavam a presidente Anne Cabral, o vice-presidente Max Maciel e a diretora Luana Guarino.

Também participaram do evento, o corregedor-geral e o ouvidor adjunto da OAB-PE, Saulo Amazonas e Ricardo Varjal, respectivamente; o procurador Nacional Adjunto de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal, Jorge Wellington; bem como conselheiros seccionais e membros de comissões.

Voltar