10/06/2024

10/06/2024
Repúdio à agressão contra advogado no Recife

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) vem a público manifestar sua absoluta solidariedade ao advogado LUIZ CLÁUDIO FARINA VENTRILHO, juntamente com os integrantes do seu escritório e suas filhas que se encontravam no local, brutalmente agredido pelo ex-cliente Ricardo Bandeira de Melo. Tal agressão ocorreu no momento em que o advogado, cumprindo seu dever profissional, chamara o ex-cliente ao escritório para assinatura do distrato de sua contratação.

Repudiamos veementemente qualquer ato de violência contra advogados e advogadas no exercício de suas funções.  A integridade física e moral do advogado e da advogada é pilar fundamental para a manutenção do estado democrático de direito e da justiça.

O advogado agredido foi atendido na Unimed, onde foram constatadas fraturas expostas agraves em seu pé que exigiram intervenção cirúrgica. Sendo registrada na Central de Plantões do Recife boletim de ocorrência por lesão corporal grave.

A Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE está acompanhando o caso, oferecendo toda a assistência necessária ao colega agredido e tomando as providências cabíveis para garantir que o agressor seja responsabilizado na forma da lei. Inclusive, a OAB-PE estará habilitando nos autos do inquérito e⁄ou do processo judicial como assistente do advogado.

A OAB-PE reafirma seu compromisso de defender as prerrogativas da advocacia e não tolerará qualquer tipo de violência ou intimidação!

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL PERNAMBUCO

FERNANDO J. RIBEIRO LINS